domingo, 5 de janeiro de 2014

Hambúrguer caseiro

Vocês conhecem a revista "Casa e comida"? É uma revista bacanuda que rola dicas de decoração,  como receber bem os amigos e várias receitas legais, como as do maravilhoso Jamie Oliver. Eu adoro!!
Em umas das edições passadas eu encontrei uma receita de hambúrguer caseiro da Rita Lobo, que eu adorei. Fica suculento, saboroso e é super fácil de fazer! Fiz umas pequenas adaptações, mas o básico ficou igual.

Bora aprender?

Ingredientes:
500 g de patinho moído
Água
Sal
Pimenta do reino moída
Azeite
Manteiga

Lanche:
2 pães de hambúrguer (eu adoro com gergelim)
Maionese
Queijo mussarela fatiado (use o queijo de sua preferência)
1/2 cebola roxa fatiada
1 tomate fatiado
Alface Juliene (fatiada bem fina). Eu uso americana, mas pode usar qualquer uma.

Preparo:
Coloque a carne moída numa tigela e acrescente 1 colher de água e 1 de azeite. Misture bem com as mãos. Separe a carne em 4 partes iguais e faça bolas. Reserve.
Corte uma folha de papel manteiga ao meio. Faça isso mais 2 vezes com a mesma folha, para o papel ficar no tamanho exato para armazenar os hambúrgueres. Guarde o papel não utilizado para a próxima vez.
Amasse uma bola de carne com as mãos e vá ajeitando as laterais com ajuda de uma colher (use a parte de trás). Depois de acertado o hambúrguer, aperte com o dedão bem no centro, para fazer um buraco. Isso evitará que o hambúrguer fique abaulado na hora de grelhar. Ajeite os hambúrgueres no papel manteiga, como na foto.

Montando o lanche:
Você pode fazer o lanche da maneira que gostar. Eu fui no básico, com muita cebola, porque eu adoro cebola!
Fatie a cebola, o tomate e a alface. Reserve. Separe as fatias de mussarela (quantas quiser). 
Corte o pão ao meio e passe manteiga. Numa frigideira quente, coloque o pão virado para baixo para selar (essa dica eu peguei na net, não lembro onde). Isso evita que a umidade no hambúrguer destrua o pão. Passe maionese no pão. Reserve.
Derreta uma colher de manteiga, na frigideira. Tempere os hambúrgueres que for fazer com sal e pimenta do reino a gosto. Coloque de um lado e ajeite, na frigideira, esse lado para baixo. Tempere o outro lado. Deixe grelhar por 6 minutos, virando-o a cada 1 minuto. Na última virada coloque as fatias de mussarela dobrada em cada carne. Acrescente 1 colher de água à frigideira e tampe. Isso vai deixar o queijo bem puxa-puxa.

Diverte 4 pessoas - um hambúrguer para cada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário