quinta-feira, 4 de abril de 2013

A arte de arrumar a mesa

Além de cozinhar um bom prato para os amigos, nada mais digno do que saber aprimorar a mesa para receber a quem iremos agradar. Arrumar a mesa, saber onde colocar e quais os pratos, talheres e copos, pode fazer toda a diferença.
O sucesso de servir uma boa refeição, seja almoço, jantar ou um coquetel, começa desde a recepção na porta ao café servido ao final do encontro. Qualquer ocasião, elaborada com carinho e sofisticação, será sempre lembrada pelos convidados.
Separei para vocês um infográfico com dicas de como arrumar os itens básicos de uma mesa e receber seus convidados com muito estilo.
Para os detalhes, a regra universal é: comece sempre de fora para dentro. Lembre-se de servir os pratos nessa ordem, para que o seu convidado sinta-se à vontade para usar o talher correto.
As taças podem ser diferentes umas da outras, colocando à mesa no mínimo dois tipos: para água e vinho. Não se serve bebidas gaseificadas. Mas quando se servir refrigerantes, em casos especiais, sirva-os em jarras de vidro, jamais em garrafas com propagandas.
Se não for servir sopa, use um sousplat - prato suporte -, um prato raso para a entrada e um prato fundo para o que será servido como prato principal. O sousplat é somente um suporte, não sirva nada nele.
A decoração da mesa varia conforme o evento. Flores são sempre bem vindas, atente para que estejam na altura do queixo, para não atrapalhar a visão das pessoas entre as conversas.
Mesmo que seja uma ocasião informal entre amigos, um bom anfitrião sabe como todo momento é especial para ser dedicado e lembrado.
Use a sua criatividade e deixe a sua marca nas lembranças dos seus convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário