domingo, 18 de agosto de 2013

Antepasto de berinjela

Aprendi com meu pai a fazer vários pratos com berinjela. Minha avó paterna era italiana e cozinhava maravilhosamente bem, segundo todos que a conheceram. Ela faleceu 3 meses depois que nasci, então não tive o privilégio de desfrutar de sua culinária. Meu pai herdou esse dom da minha vó e acredito que eu também.
Fuçando pela net eu descobri uma receita de antepasto diferente da minha, parece mais uma conserva. Fiz algumas mudanças e resolvi tentar.
Dei de presentes para 2 amigos e elas fizeram muito sucesso! Fiquei muito feliz que todos gostaram!

Bora lá pra receita?

Ingredientes:
2 Berinjelas grandes
1 vidro de azeite
2 cebolas fatiadas
Alho a gosto
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
½ xícara de vinagre branco ou vinho
Folhas de louro
Azeitonas verdes e pretas picadas
Pimenta biquinho (1 vidro pequeno)
Orégano

Preparo:
Descasque as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento. Acomode-as uma em cima da outra sob uma tábua, corte-as em tiras bem fininhas (no sentido do comprimento também) e corte essas tiras ao meio. Coloque as berinjelas em um escorredor de macarrão e intercale em camadas com bastante sal. Deixe descansar por duas horas.
Despeje azeite em uma panela, bastante alho picado em pedaços grandes, as cebolas e deixe dourar. Acrescente os pimentões (corte-os em tirinhas também). Refogue, acrescente o vinagre e espere o álcool evaporar. Coloque as folhas de louro, as azeitonas, a pimenta biquinho e bastante orégano. Refogue tudo até que os pimentões cozinhem.
Enquanto isso, lave a berinjela em bastante água corrente e coloque-as em um pano limpo e esprema até tirar toda a água que restou.
Desligue a panela, junte a berinjela e espere esfriar. Coloque em um vidro e cubra com azeite, sem deixar nada de fora para não embolorar. Guarde na geladeira e tire sempre um pouco antes de servir. 

Sirva com torradas ou como acompanhamento em churrascos.
PS: O geri geri da tampa fiz com juta e cola quente. Depois amarrei com palha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário