quarta-feira, 13 de março de 2013

Espaguete ao molho branco com porpeta

Essa é a receita que fiz para dar o golpe final no meu marido e conquistá-lo. Quem quiser conferir a história é só clicar em Histórias da Carochinha.

Ingredientes:
500g de espaguete cozido al dente e escorrido. (pode usar talharim também)

Para a porpeta:
½ kg de carne moída de sua preferência (eu gosto do patinho)
2 dentes de alho picado (caso queira colocar menos, não tem problema)
½ cebola picada
½ xícara de cheiro verde (salsinha e cebolinha) ou a gosto.
Orégano (opcional, eu amo!!...rs)
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto (você pode substituir por outra, como a calabresa)
1 ovo
2 pães franceses amolecidos em leite (só o necessário, não precisa encher um balde...rsrs)
1 sache/ lata de molho de tomate pronto de sua preferência (eu só uso o molho natural da Pomarola)
Queijo ralado para polvilhar
Óleo para fritar.

Molho Branco
2 pc de creme de queijo (esses em pó, sopa)
700 ml de leite
½ colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Noz moscada a gosto (opcional)
½ cebola picada
½ pimentão vermelho
½ pimentão verde (você pode trocar os pimentões se não gostar por azeitonas ou champignon ou alho poró; enfim)
1 xícara de ervilhas frescas (porque meu marido odeia ervilhas enlatadas, lembra?...rs, mas pode utilizá-las também).

Colocando a mão da massa
Porpeta
Em um recipiente coloque a carne moída, o alho, a cebola, sal, pimenta, cheiro verde, o ovo e os pães amolecidos. Sempre misturando bem a cada ingrediente.
Gente! Não tenham medo de “meter” a mão, hein! Misturem bem...rsrs.
Enrole as bolinhas na palma da mão (faça um tamanho médio) e frite em óleo bem quente. Reserve.
Coloque o molho pronto numa panela e aqueça, acrescente orégano e as porpetas fritas.

Dica: Coloque bastante óleo na frigideira para elas boiarem e não grudarem no fundo. Umedeça a palma da mão para facilitar na hora de enrolar as porpetas. Eu uso margarina.

Molho branco
Eu não sigo as orientações de como fazer molho branco (apesar desse molho não ser tradicional), porque não importa como eu faça, eu sempre deixo empelotar! É, eu sei, preciso aprender a fazer isso!!
Coloque o creme de queijo e o leite no liquidificador e bata até ficar uma mistura homogênea.
Doure a cebola picada na manteiga, refogue o pimentões, acrescente as ervilhas e refogue mais um pouco. Coloque a mistura batida no liquidificador e deixe engrossar. Acrescente a noz moscada.

Montagem
Coloque as porpetas no centro de um refratário (se não quiser colocar todas, sirva-as separadamente). Ajeite o macarrão cozido ao redor. Coloque mais molho vermelho nas porpetas e o molho branco no macarrão. Polvilhe com o queijo e prontinho! É só se deliciar!

Um comentário:

  1. Tô pensando em fazer isso pro almoço de domingo! :) Nham, nham..aguou a bocaaa!

    ResponderExcluir