sexta-feira, 29 de março de 2013

Bacalhoada de Páscoa

Essa semana minhas amigas me pediram uma receita de bacalhoada para a Páscoa. Eu nunca tinha preparado uma antes (confessando..hehe), mas corri e liguei para minha sogra (que cozinha divinamente) e pedi uma receitinha que ela faz e que fica uma delícia!
Peguei todos os detalhes e resolvi me aventurar. E como se não fosse suficientemente arriscado....rsrs... Resolvi interagir com o pessoal lá do Facebook. A receita rolou "ao vivo"! Fui postando o passo a passo e as fotos enquanto preparava tudo. Ainda bem que deu certo (ufa!).
Se você perdeu a brincadeira, não fique triste! Porque a receita completa rolou por aqui também...

Bora lá?

Ingredientes:
1kg de bacalhau
4 batatas grandes
1/2 kg de cebola pérola (se possível, mas pode usar outra de sua preferência)
Cheiro verde
Azeite
Pimenta do reino
Pimentões (usei metade de cada um - verde, vermelho e amarelo)
2 Tomates grandes
Azeitonas (usei azeitona preta chilena)
4 ovos

Preparo:
Lave o bacalhau e deixe-o de molho em água gelada. Comece esse processo no dia anterior ao preparo, para poder fazer 3 trocas de águas (2 na noite anterior e 1 na manhã antes do cozimento). Retire o bacalhau da água e coloque em uma panela para cozinhar, imerso. Esse cozimento leva em torno de 40 minutos.
Enquanto o bacalhau cozinha, prepare os ingredientes para facilitar o processo. Lave, descasque as cebolas e coloque-as em uma travessa com água e fio de azeite (para ir amansando o ardor). Corte as batatas em rodelas, pique o cheiro-verde, limpe os pimentões (tire as sementes) e corte-os em tiras, lave e corte os tomates em rodelas, cozinhe 4 ovos e separe as azeitonas.
Depois de cozido, escorra o bacalhau e limpe-o, retirando a espinha e vestígios de pele. Separe em lascas médias.

Montagem:
Em uma panela grande, monte os ingredientes em camadas. Coloque o um fundo de azeite, lascas de bacalhau, batatas, pimentões, cebolas, azeitonas e os tomates. Repita o processo. Regue com muito azeite (eu usei mais ou menos 1/2 garrafa). Cozinhe os primeiros 5 minutos em fogo alto, depois abaixe o fogo. Quando as batatas estiverem macias, a bacalhoada está pronta.
Corte os ovos e enfeite o prato. Regue com mais azeite, se preferir. 

Diverte 4 pessoas!

Dica: Deixe as batatas cortadas em água fria, para que elas não escureçam. Corte rodelas e fatias bem grossas para que os ingredientes não desmanchem no cozimento. Na montagem, eu fui colocando pimenta do reino e cheiro verde em cada camada. Deixei um pouco de cheiro verde para colocar por cima, no final do cozimento. Você pode aumentar as quantidade de batatas e colocar os pimentões inteiros, tudo depende do tamanho da sua panela...hehe.

Ah! Os ovos não estão na foto??.... Quem acompanhou a brincadeira, sabe porque...rs.

Feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário