segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Nhoque de espinafre e ricota ao molho de linguiça e ervas

Faz tempo que eu tinha vontade de fazer nhoque. Não só o molho, mas colocar a mão na massa mesmo! Esses dias resolvi me arriscar. Queria fazer algo com espinafre e ricota e comecei a fuçar meus livros de receitas. Depois de algum tempo lendo e fazendo minhas marcações, vi duas receitas de nhoque que me chamaram a atenção. Me inspirei, misturei as duas e dei meu toque especial.

Ingredientes:
200g espinafre
400g de ricota
200g de farinha de trigo
100g de queijo parmesão ralado
100 g de manteiga
2 ovos
Sal a gosto
Pimenta de reino

Molho:
4 linguiças desmanchadas e sem pele
100g de manteiga
50g  de queijo parmesão ralado
Salsinha
Orégano
Tomilho
Manjericão
Cebolinha
Modo de preparo:
Massa:
Lave o espinafre e leve ao fogo baixo com um pouco de sal, numa panela sem água (o espinafre libera água suficiente) por alguns minutos. Escorra-o espremendo o excesso de líquido e pique fininho. Numa vasilha, amasse a ricota. Junte o espinafre, a farinha, o queijo ralado, os ovos, o sal e a pimenta. Misture bem até virar uma massa homogênea. Faça bolinhas ovais. Espalhe um pouco de farinha de trigo sobre a mesa e role as bolinhas de nhoque sobre a farinha. Deixe descansar por, pelo menos, 1 hora. Ferva uma panela com bastante água com sal e cozinha os nhoques aos poucos e reserve em lugar aquecido. Para ter certeza que estão cozidos, após boiarem deixe mais ou menos uns 3 minutos.
Molho:
Numa frigideira, derreta 50 gramas de manteiga e acrescente a linguiça desmanchada e sem pele. Doure bem. Acrescente as ervas bem picadas. Mexa e desligue.
Misture o molho no nhoque e salpique pedacinhos de manteiga (o 50g restante) e leve ao forno pré aquecido a 200°C para gratinar por 10 minutos.

Sirva com queijo ralado e cebolinha.

Gente! Quem quiser ler uma história super engraçada envolvendo nhoque, meu irmão, mãe, visita, enfim, praticamente um circo, clique aqui.

Um comentário: