domingo, 2 de junho de 2013

Torta de carnes e rúcula

Há alguns anos eu guardo um pedacinho de papel com uma receita de torta de liquidificador, ou melhor, uma receita da massa. Eu ganhei essa papelzinho de uma amiga, que não vejo já faz um tempo. Na época éramos companheiras de caminhadas e de labuta contra a balança...rsrs. Hoje ela mora em outra cidade e as vidas tomaram rumos diferentes. Lud, saudade!

Bora para a receita antes que a saudade aperte o peito?
Lud, aumentei as medidas pra fazer uma torta maior....rsrsrs.
Ah! Preciso dizer uma coisa!! O recheio foi por minha conta, viu gente! Vocês podem fazer recheios variados, de acordo com o gosto de cada um. Inclusive, sem carnes! Que foi assim que conheci essa torta, já que minha amiga é vegetariana! Tenho que falar, se não ela me mata depois....kkkkkkkk!

Ingredientes:
Massa
1/2 xícara de óleo
1 colher (café) de fermento
5 colheres (sopa) de mussarela ralada
3 ovos
½ xícaras de farinha
½ xícaras de leite
Sal, se necessário

Recheio
2 colheres de bacon picado
½ cebola picada
1 linguiça desmanchada (tira a pele)
1 xícara de carne cozida desfiada (usei a sobra de uma carne de panela...rs)
5 azeitonas pretas picadas
2 xícaras de rúcula picada
Cheiro verde a gosto
Mussarela ralada para cobri o recheio
Azeite

Preparo:
Comece pelo recheio.
Numa panela, doure o bacon em um fio de azeite. Acrescente a linguiça e deixe dourar bem. Eu costumo deixar até começar grudar, depois eu abaixo o fogo e vou mexendo para o que grudou começar a soltar. Coloque a carne desfiada e refogue. Você vai perceber que conforme vai mexendo a fundinho "queimado" vai soltando. Gente! Cuidado! Não é pra deixar queimar. Apenas deixe dourar até ficar começar a grudar. Coloque a cebola, mexa e deixe-a ficar transparente. Acrescente as azeitonas, a rúcula e o cheiro verde. Mexa e refogue até a rúcula murchar. Não deixe juntar água, pois pode atrapalhar na hora de assar. Quanto mais "sequinho" melhor. Reserve.
Vamos para a massa.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Acerte o sal, se necessário. Cuidado para a massa não ficar salgada demais, pois o recheio é salgado e o queijo da massa também tem sal.

Montagem:
Unte um forma com manteiga e farinha. Despeje a metade da massa (eu gosto de colocar um pouquinho mais da metade, mas isso é de acordo com o gosto de cada um), coloque o recheio, cubra com a mussarela ralada e coloque o restante da massa. Leve ao forno pré aquecido a 200°, por uns 45 minutos. Esse tempo depende de cada forno. Quando você perceber que a torta está bem dourada, faça o teste o palito. Se ele sair seco, já está assada. Desligue o forno e deixe a torta esfriar.

Sirva quente ou fria.
Rende uns 40 quadradinhos.

Dica: Use uma forma média de, mais ou menos, 35x25 cm. Substitua o queijo mussarela, por prato ou parmesão ou algum outro de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário