domingo, 28 de abril de 2013

Pão caseiro da vó Maria

Façam o corte fundo, eu fiquei com dó e ele não apareceu...rs.
Esse pão era feito pela minha querida vó Maria Elisa e continua sendo feito, até hoje, pelas mulheres da família. E eu, não podia ficar fora dessa marmita, né! Quem quiser poder acompanhar mais detalhes da história, é só clicar aqui.

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento biológico (eu usei o seco)
1 colher rasa (sopa) de sal
1 colher rasa (sopa) de açúcar
1/2 xícara de óleo
Água morna
1 ovo para pincelar (só a gema)

Preparo:
Coloque a farinha num bowl (que é só um nome besta para uma vasilha funda...kkkkk), faça um buraco no centro e coloque os ingredientes restantes, menos a água. Com a mão, comece a misturar a massa. Vá acrescentando a água morna aos poucos. Misture bem até a massa ficar úmida. Enfarinhe uma superfície plana para trabalhar a massa. Como diria minha vó, sove bem. Depois que a massa estiver "rendada" (quando você esticar ela fica com aspecto de renda), faça uma bola e coloque numa forma para descansar por 2 horas. Após esse tempo sove delicadamente, divida a massa em 4 porções iguais e ajeite-as num formato, mais ou menos, como um pão francês. Coloque numa forma untada com óleo e farinha e deixe descansar por mais 1 hora. Com uma faca, faça um corte no centro de cada pão. Pincele os pãezinhos com a gema para ficar uma casca mais dourada. Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos ou até dourar.

Dica: Quando deixar o pão descansando para crescer, cubra com pano de prato. A primeira fase de sova demorei, mais ou menos, uns 15 minutos....é a briga foi feia....kkkkkkkkkkkkkkk. Na segunda fase é rápido, apenas para ajeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário